Home » Vivi Oliveira

Vivi Oliveira – Setembro/2015

30 setembro 2015 734 views 0 Comentários

Outubro Rosa: Juntas contra o Câncer de Mama!

Oi, mulherada! Tudo rosa com vocês?
Estamos no Outubro Rosa, um movimento mundial de mobilização pela conscientização da detecção precoce do câncer de mama.

image001

11116274_10204077407158965_2112915935722501735_oA história do Outubro Rosa começou em 1990, quando o laço cor-de-rosa (hoje, símbolo mundialmente conhecido), foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e, desde então, é promovida anualmente na cidade.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa, mês aprovado pelo Congresso Americano como mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc., surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em  torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP, em outubro de 2002.

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa em São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Salvador-BA, Teresina-PI, Poços de Caldas-MG e outras cidades.

O Brasil é mundialmente conhecido pelo seu maior símbolo, a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro-RJ. E pela primeira vez, o Cristo Redentor ficou iluminado de rosa no Outubro Rosa.

image003

Mas e você? Já se tocou hoje?

Uma em cada oito mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama durante sua vida. Mas,  cada dia que passa é encarado com menos impacto, diante do seu tratamento cada vez mais eficiente. A grande sacada é o diagnóstico precoce.

O auto exame pode e salva vidas. Não tem como dar mole! Não dá para deixar de se auto  examinar hoje, agora!
O exame é simples e tem ajudado muitas mulheres a identificarem a doença o mais cedo possível. Aproximadamente 80% dos tumores são identificados assim. Não sabe como faz?

image005

 

image006

Se detectar qualquer alteração, não fique na dúvida! Procure um médico o quanto antes. O diagnóstico e tratamento precoce são capazes de salvar vidas!

Ano passado, aqui em Porteirinha, mais de 2500 exames foram feitos com mulheres entre 49 a 69 anos. O caminhão do mamógrafo esteve na cidade e auxiliou muito nesta campanha. Atualmente os exames são encaminhados para Janaúba e Montes Claros. Não perca tempo! Perca o medo! Cuide-se!

Se liga nas dicas:
•    Faça o exame mensalmente.
•    Faça um exame completo, com seu médico, pelo menos uma vez ao ano.
•    Com a ajuda do seu médico, outros exames mais precisos podem ser realizados.
•    A partir dos 40 anos, a mamografia deve ser feita anualmente.
•    Cinco dias após a menstruação! Esse é o dia ideal para fazer o autoexame.
•    Após a menopausa, guarde na agenda: primeiro dia de todo mês tem tarefa a cumprir: Autoexame das mamas!
Reforçando… Porque fazer o auto exame?
•    A cada ano 52000 novos casos são diagnosticados no Brasil.
•    Mais de 30 mulheres morrem, vítmas  câncer de mama, por dia.
•    45% dos casos de câncer de mama no Brasil, tem diagnóstico avançado.
•    Cada 1mm de aumento do nódulo maligno, diminui em 1% a chance de cura do paciente.
•    Essa é a 2ª causa de morte entre as mulheres brasileiras.
Mas…
•    Existe 95% de chance de cura se diagnosticado precocemente.

Vamos todas juntas, contra o Câncer!

E atenção, homens! Mês que vem, minha conversa será com vocês!

image008

Afinal… o que seria de nós mulheres, sem vocês ao nosso lado?
Me aguardem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.