Taesa coloca em operação comercial linha de transmissão comercial Janaúba.

Segundo a Taesa, houve antecipação de seis meses na entrega do empreendimento em relação ao previsto.

Taesa coloca em operação comercial linha de transmissão comercial Janaúba.

A Taesa (TAEE11) iniciou nesta quarta-feira a operação comercial na linha de transmissão de 500 kV que interliga Minas Gerais à Bahia, passando pelas cidades de Pirapora, Janaúba e Bom Jesus da Lapa. Segundo nota emitida pela empresa, houve antecipação de seis meses na entrega do empreendimento em relação ao previsto e redução de 18% no Capex estimado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no leilão de transmissão 13/2015.

Ainda segundo a Taesa, a obra empregou diretamente uma média de 881 pessoas por mês. Foram utilizados mais de 30.000m3 de concreto, mais de 12.000 toneladas de estrutura, mais de 12.500 toneladas de cabos condutores, além de terem sido realizadas 26 travessias em todo o seu trajeto.

Localizada entre os estados de Minas Gerais e Bahia, o empreendimento possui 542 km de extensão, compreendendo as linhas de transmissão LT 500 kV Bom Jesus da Lapa II – Janaúba 3 (304 km de Circuito Simples) e LT 500 kV Janaúba 3 – Pirapora 2 (238 km de Circuito Simples) e três subestações de 500 kV (Bom Jesus da Lapa II, Janaúba 3 e Pirapora 2).

Com o início da operação, o projeto aumenta a capacidade de transmissão de energia elétrica entre as regiões nordeste e sudeste, além de atender a necessidade de dimensionamento do Sistema Interligado Nacional (“SIN”) para escoar, sem restrições elétricas, a energia produzida nas novas usinas da região Nordeste do país, e permitir futuras expansões do sistema.  Com isso, alinhado ao compromisso da Companhia com a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Janaúba contribui para o escoamento de energia renovável no SIN e consequentemente para uma matriz energética global mais limpa, com impacto positivo e permanente no crescimento e desenvolvimento econômico e social do país.