Ceará ex-jogador do Cruzeiro visita Porteirinha para conhecer o projeto social CAFE-AD.

O ex-jogador de futebol Ceará esteve em Porteirinha para conhecer o projeto social CAFE-AD (Centro de Apoio Familiar Especializado em Álcool e Drogas de Porteirinha).

Ceará ex-jogador do Cruzeiro visita Porteirinha para conhecer o projeto social CAFE-AD.
Jogador Ceará durante treino dos times do CAFE-AD no CT Ferro Velho em Porteirinha. Fotografia: CAFE-AD/Divulgação.

O ex-jogador de futebol Ceará esteve presente em Porteirinha, no norte de Minas Gerais. Ceará chegou na cidade no dia 22/05 (sábado), o intuito da sua visita à cidade foi o de conhecer o projeto social CAFE-AD (Centro de Apoio Familiar Especializado em Álcool e Drogas de Porteirinha) a convite da coordenadora do projeto Branquinha e do colaborador o repórter e locutor Flávio Hércules.

Logo pela manhã ele concedeu uma entrevista na rádio 93,7 Independente FM, ele conversou com os locutores Paulo César e Joel Martins. Não fugindo de nenhuma pergunta, ele declarou sua torcida para o América Mineiro na final do campeonato mineiro que aconteceu no sábado. Falou sobre muitos temas relacionados ao futebol e principalmente pelo o momento difícil que o time do Cruzeiro vem atravessando nos últimos anos. Criticou muito a diretoria atual do time profissional e das categorias de base, inclusive citando o nome do atual gerente de futebol David como uma pessoa que ele desconhece a função no departamento de futebol do Cruzeiro, com exclusividade contou a todos que se ofereceu para trabalhar como gestor das categorias de base quando o atual presidente Sérgio Santos Rodrigues assumiu o cargo, “ eu me coloquei à disposição do clube, eu trabalho de graça nesse período de reconstrução e descartaram, falaram que não iriam mexer com a base naquele momento devido à pandemia e uma semana depois contrataram um diretor que veio de São Paulo chamado Gustavo”, contou o ex jogador.

Na parte da tarde ele participou de um evento no Clube do Ferro Velho promovido pelo o projeto CAFE-AD, no qual ele pôde conhecer melhor o projeto e as crianças envolvidas nele. O evento também contou com presenças ilustres como o Capitão da Polícia Militar Guilherme Rodrigues Santos, o prefeito do município de Serranópolis de Minas Max Vinicius Aguiar Martins, acompanhado do vereador Pereira despachante e os vereadores do município de Porteirinha Agenor Mendes Sobrinho e Mário Mendes da Conceição. O evento contou com partidas de futebol amistosas entre as equipes do CAFE-AD ESPORTES, nas categorias sub 11, sub 14 e futebol feminino. Por conta da pandemia da Covid-19, todos os cuidados de higienização, distanciamento social e o uso de máscaras foram respeitados por todos. O jogador fez um vídeo divulgado pelo projeto nas redes sociais, declarando o seu apoio ao projeto e pedindo a colaboração de mais pessoas com o projeto, ... “Estou aqui em Porteirinha para apoiar o projeto CAFE-AD da minha amiga Branquinha, que tem acolhido e ajudado muitas crianças e muitas famílias através do esporte e muitas outras áreas, que têm beneficiado centenas de pessoas e eu quero pedir a sua ajuda e o seu apoio a esse projeto que é tão importante para as famílias de Porteirinha e toda a região”.

Branquinha agradeceu a presença do seu ilustre convidado em nome do projeto, “quero agradecer a sua presença aqui hoje em nome do CAFE-AD, porque você aqui hoje está trazendo incentivo para esses jovens e crianças que estão aqui hoje, eles vão usá-lo como espelho para que eles busquem na prática esportiva uma forma de dar continuidade no que a gente acredita de verdade, uma Porteirinha sem drogas, uma Porteirinha onde as nossas crianças possam crescer saudáveis e buscando os seus estudos...”.

O passeio do ex jogador continuou no domingo (23/05), ele teve a oportunidade de conhecer um dos mais belos cartões postais do município de Porteirinha, “a cachoeira do Serrado” que fica localizada nas imediações do Parque Estadual Serra Nova. De noite ele esteve presente na Igreja do Avivamento Bíblico, onde participou de cultos e exerceu a sua missão de Pastor e ministrou a palavra de Deus e também contou o seu testemunho de vida para os fiéis presentes. Ceará passou pelo Coritiba, Internacional, Paris Saint Germain da França, Cruzeiro entre outros clubes, foi campeão mundial com o time do Internacional de Porto Alegre, onde ficou marcado por ter a missão de parar Ronaldinho Gaúcho, na época jogador do Barcelona da Espanha e melhor jogador do mundo. No time azul-celeste foi bicampeão brasileiro, ele encerrou a sua carreira profissional no ano de 2017 jogando pelo América Mineiro.

Projeto CAFE-AD: O projeto foi criado 2014 por iniciativa da sua atual coordenadora Branquinha, nascido visando promover de forma gratuita e humanizada, a identificação, acompanhamento e a oferta de soluções terapêuticas para reabilitação de dependentes químicos da cidade de Porteirinha, ajudando assim na melhora física, psíquica e social, visando restaurar a saúde e a dignidade social por meio de projetos socioeducativos e redirecionando para o mercado de trabalho. Atualmente o CAFE-AD tem resgatado a esperança e proporcionado diversas práticas esportivas para mais de 1.800 crianças, adolescentes e jovens de Porteirinha.