Home » Agricultura, Política

Território Serra Geral é escolhido para receber Programa Brasil sem Miséria

21 setembro 2011 805 views 0 Comentários

No último dia 16 de setembro, aconteceu o Lançamento do Programa Brasil Sem Miséria no Território da Cidadania da Serra Geral. O evento, que  reuniu dezenas de  lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil e do poder público dos municípios do Território, ocorreu no auditório da Unimontes, município de Janaúba. Participaram representantes dos Governos Estadual e Federal, da Sub-secretaria da Agricultura Familiar/MG e representados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O Programa Brasil Sem Miséria é uma iniciativa do Governo Federal, que inicialmente será implementada em 3 dos 120 Territórios da Cidadania do país. Os outros dois territórios são de Irecê e de Velho Chico, ambos na Bahia.

Elton Mendes Barbosa, coordenador do Território da Cidadania Serra Geral destacou que a implantação do Programa é uma conquista importante para a microrregião que é rica em diversidade de produtos e culturas e ao mesmo tempo tem desafios como desigualdades sociais e principalmente injustiças agrárias, além de grandes períodos de estiagem.

Elton, que também é coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, disse que é preciso que os processos sejam construídos juntos, lado a lado, tendo como principal meta a assistência técnica rural diferenciada, onde se respeita também o conhecimento tradicional e as particularidades da região.

Para realizar o acompanhamento técnico rural as famílias do território, o governo federal selecionou a EMATER/MG e o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas. O CAA-NM foi selecionado através da chamada pública  de prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER número 01/2001, destinada especificamente para os municípios do território da Cidadania da Serra Geral , no âmbito do Programa Brasil Sem Miséria.

“Construímos um projeto articulado com a sociedade civil da Serra Geral, evidenciando uma proposta que dialoga o saber técnico com o saber do povo nativo, que é quem conhece o bioma, a região, o clima, que acumulou de forma sábia um conhecimento sobre o seu lugar. Na nossa proposta, esse saber será valorizado, e pensaremos tecnologias e alternativas de potencializar para a produção nesta região semiárida do Norte de Minas”, coloca Leninha Alves, coordenadora de articulação do CAA-NM.

Os técnicos das duas organizações selecionadas participaram de uma capacitação de 5 dias, que apresentou as ações do programa e atualizou as ferramentas de acompanhamento técnico propostas pelo MDA para as ações de ATER.
O Território da Cidadania Serra Geral é composto por 16 municípios. Segundo dados do IBGE 2010,  mais de  280.000 pessoas habitam esta região. Tem em sua composição comunidades tradicionais como vazanteiros, quilombolas, geraizeiros e caatingueiros,  o que  reforça a grande diversidade sóciocultural.

Dados do MDA afirmam que existem 16 milhões de brasileiros abaixo da linha da pobreza, ainda sendo em sua maioria mulheres e negros. O Plano Brasil Sem Miséria atenderá prioritariamente famílias chefiadas por mulheres.

Os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região e as organizações sociais como o Centro de Agricultura Alternativa e o Coletivo de Mulheres do Norte de Minas, não só estiveram presentes como participaram ativamente com propostas e sugestões.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.