Home » Agricultura, Cotidiano

Área de 5 mil ha entre Porteirinha e Riacho dos Machados irá compor a reserva legal dos projetos Gorutuba e Pirapora

28 fevereiro 2015 806 views 0 Comentários

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está adquirindo cerca de 5 mil hectares entre os municípios de Porteirinha e Riacho dos Machados, um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões que irá beneficiar 495 produtores. A área será destinada a compor a reserva legal dos projetos Gorutuba e Pirapora.

A iniciativa – com a qual a Codevasf atende as exigências da legislação ambiental, irá contribuir significativamente para a recarga da barragem do Bico da Pedra. Com a medida, os irrigantes voltarão a ter condições de pleitear financiamentos para custeio e investimento em seus lotes – já que os agentes financeiros são impedidos de conceder empréstimos quando não há reserva legal na área produtiva.

A delimitação de uma reserva legal significa principalmente que nenhuma ação de desmatamento, construção ou ocupação é permitida nesse terreno, segundo explica o superintendente Dimas Rodrigues, da 1ª Superintendência Regional da Codevasf, em Montes Claros (MG). Máquinas e equipamentos de combate a incêndios já foram adquiridos. Os próximos passos são o cercamento da área de reserva legal, a construção de espaço entre vegetação e cerca para barrar focos de incêndio e a construção de casas para vigilantes.

bicodapedra

Imagem da barragem do Bico da Pedra

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.