Home » Vivi Oliveira

Vivi Oliveira – Novembro/2015

8 novembro 2015 580 views 0 Comentários

NOVEMBRO AZUL. Agora é com os homens! Já se deixou ser tocado?

11116274_10204077407158965_2112915935722501735_oMês passado tivemos o post direcionado especialmente às mulheres, sobre o Outubro Rosa. Mês de novembro, chegou a hora de um papo sério com vocês: homens!

Pelo quarto ano, novembro é destinado à Campanha Novembro Azul, de prevenção ao Câncer de Próstata. Fez cara feia só de ler isso?

Provavelmente você tem dois motivos pela cara feia: ou o inevitável medo da palavra Câncer, ou a terrível resistência em fazer o exame do toque retal.

É… infelizmente ainda existem os homens (e não são poucos) que evitam o exame por preconceito de “machista que se diz durão”, mas que tem medo de um simples exame. Mas calma, a Campanha vem para te ajudar.

626998

Novembro Azul

O Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) realiza, pelo quarto ano consecutivo, o Novembro Azul em todo Brasil. A campanha, idealizada pelo Instituto, é referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. Esclarecer à população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata.

images (5)No ano passado, a mobilização para conscientizar sobre o câncer de próstata realizou mais de 1400 ações em todo o País, com a distribuição de cinco milhões de folhetos informativos em 23 Estados e no Distrito Federal. Em 2015, centenas de ações ocorrerão em várias cidades do Brasil. Estão previstos Circuitos da Saúde, palestras em empresas para conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção, ações em estradas, estádios de futebol e locais públicos de grande circulação, além da iluminação de vários monumentos públicos de azul, assim como acontece no Outubro Rosa. Uma sessão solene será realizada no Congresso Nacional em homenagem à iniciativa do Instituto Lado a Lado Pela Vida, para celebrar a data e fomentar discussões para que a política de atenção à saúde do homem seja definitivamente implantada.

Sobre o Câncer de Próstatanovembro-azul-teaser

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

– Estatísticas 

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

link-irado-899109e3a84a47d78889f86b6a880cbe

 

– Diagnóstico

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

– Fatores de Risco

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

– Prevenção

Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

Abaixo o preconceito! Já foi tocado hoje?

Mês passado perguntei às mulheres se já haviam se tocado hoje. Agora pergunto aos homens: já deixou ser tocado hoje? Deixa de preconceito!

O preconceito que ronda o temido exame de toque, essencial para a prevenção do câncer de próstata, ainda é visto com receio por grande parte dos homens. Mas, espere aí! Para quê tanto drama? De acordo com os especialistas, o teste, que deve ser realizado por homens acima de 40 anos, dura no máximo 15 segundos, é simples e praticamente indolor, além de não afetar em nada a masculinidade deles.

Para acabar de vez com o preconceito e incentivar a procura por um médico, é bom que fique claro que a cura do Câncer de Próstata é alta, desde que seja identificada precocemente.

“Hoje, as chances de cura do câncer de próstata são enormes. A maioria dos casos que resulta em óbito acontece devido a um diagnóstico totalmente tardio”, explica o urologista Evandro Cunha, do Hospital Urológico de Brasília.

Em geral, o câncer de próstata demora cerca de quatro anos para se manifestar, ou seja, o organismo leva um tempão para dar sinais de que algo não vai bem. Daí a importância de fazer o exame preventivo uma vez por ano. Portanto, quanto mais cedo for identificada uma anormalidade, mais eficiente será o tratamento.

Se a mulher precisa fazer o exame anualmente, com o homem não é diferente, mas eles tem resistência. O oncologista Cid Buarque de Gusmão afirma que “O exame de toque retal, apesar de ser o mais simples, é o que apresenta mais barreiras para sua realização, em virtude de problemas culturais. Mas é importante salientar que as complicações provenientes de uma doença certamente serão bem mais desagradáveis”.

Para ajudá-los, seguem alguns toques… calma! Ainda não é isso!

Pense na sua saúde

De acordo com Evandro Cunha, uma das melhores técnicas para não se sentir desconfortável é pensar na sua saúde e bem-estar. “Quando o homem visa cuidar da saúde, ele esquece todos os preconceitos que envolvem o exame de toque. Isso porque, uma vida saudável vale muito mais que um simples exame”, alerta.

Nada de outro mundo! A atitude de cuidar da saúde é uma característica de homens muito bem resolvidos

Está pensando que o exame é demorado e complicado? Pode esquecer. “O exame de toque leva de 10 a 15 segundos. A única coisa que o especialista faz é introduzir o dedo na região retal (canal que liga o ânus ao reto) para verificar se existe alguma alteração na próstata”, explica Evandro Cunha. O exame físico dá informações sobre o volume, consistência, presença de irregularidades, limites, sensibilidade e mobilidade da próstata. “Se o órgão está inchado, o que é um sintoma anormal, o dedo não chega a ser introduzido por inteiro”, explica.

novembro azul(resenha)

 

Esqueça a dor

Agora, se o problema para não enfrentar o exame de toque é o medo da dor, ele não tem motivo para existir. “Claro que não podemos medir a dor de alguém. Mas eu posso afirmar que, durante o exame, não existe nenhuma ameaça dolorosa. O que o paciente pode sentir é um incômodo durante os segundos em que o exame é realizado”, diz Cunha.

Experimente uma dose de bom humor

Para aumentar o nível de conforto durante a consulta com seu urologista, uma dica é somar uma boa dose de bom humor e deixar as tensões de lado. “Quando o paciente está seguro e bem humorado, a consulta flui muito melhor. Com um pouco de descontração tudo fica mais fácil e simples, até mesmo o exame de toque”, diz o urologista do Hospital Urológico de Brasília.

Pense que será rápido

Não consegue perder o receio do exame? Pense que serão apenas 15 segundos! “Outra dica para quem está muito nervoso, é lembrar que o exame é rápido. Na maioria dos casos o homem espera algo complicado e doloroso, mas isso não existe”, afirma o oncologista Cid Buarque de Gusmão.

Converse com sua mulher

Sua esposa (mãe ou amiga) pode ser uma boa companheira na hora de te ajudar a tomar a decisão certa. “As mulheres estão mais acostumadas a enfrentar esses tipos de exames. Então, costumam dar força para os homens ao explicar que nada é tão complicado quanto parece”, acrescenta Evando Cunha.

Sua masculinidade será totalmente preservada

Já ouviu falar que este exame fere sua masculinidade? O médico é categórico na hora da resposta. “Esse papo é recheado de preconceito e totalmente infantil. Um simples exame é incapaz de tirar a masculinidade de um homem. Muito pelo contrário, a atitude de cuidar da saúde é uma característica de homens muito bem resolvidos”, ressalta o urologista.

Experimente um ano de tranquilidade

O indicado é que o exame de toque seja realizado, no mínimo, uma vez por ano. “Depois de 15 segundos, o homem pode se sentir tranquilo (e prevenido). Claro que as visitas aos urologistas devem ser mais frequentes, mas em relação ao exame, ele pode se despreocupar”, ressalta Evandro Cunha.

O exame de toque não pode ser substituído por um exame de sangue?

Você pode já ter ouvido falar em PSA, trata-se de uma substância produzida na próstata e é expelida junto com o sêmen. É verdade que as células cancerosas aumentam a produção de PSA, mas não é somente o tumor que tem esta capacidade.

Tumor benigno e infecção da próstata (prostatite) também podem elevar a contagem desta substância, porém somente o câncer causa o endurecimento do tecido da próstata. Por este motivo o exame de toque não pode ser substituído, pelo menos por enquanto.

Deixa de preconceito e deixe se tocar!

Porque sem vocês, homens, o que seria de nós mulheres?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.