Home » Cidadania, Política

‘Vidas Áridas’ chega a Porteirinha para mostrar situação da seca

1 outubro 2013 601 views 0 Comentários

O ‘Vidas Áridas’, projeto lançado em 2012 pela Rede Inter TV Grande Minas, passou por Porteirinha para documentar e propor alternativas para a realidade da seca que castiga a região.

Um ano depois de lançado, e depois se ser tema de audiências públicas em Belo Horizonte e Brasília (DF), o “Vidas Áridas na Estrada” se une a parceiros técnicos, através de representantes da Copasa, Emater, Instituto de Florestas, Codevasf e Amams, para gerar um diagnóstico dos efeitos e danos da forte estiagem que atinge a região, e passar as demandas às autoridades.

Fotos: Portal G1 Grande Minas

Fotos: Portal G1 Grande Minas

A expedição saiu de Montes Claros (MG) nesta segunda-feira (30), e a primeira parada foi em Porteirinha. Na comunidade de Muganga centenas de famílias dependem de caminhões-pipa para sobreviver. De acordo com o prefeito de Porteirinha Silvanei Batista Santos, a situação dessa comunidade representa a realidade das famílias da região. Silvanei afirma que 52% dos moradores vive da zona rural, e, historicamente, o abastecimento com caminhões era suficiente, mas há dois anos a quantidade da caminhões-pipa passou de seis para 16, e ainda não é suficiente, depois que o rio Serra Branca secou.

Nesta nova etapa do projeto, o Vidas Áridas na Estrada tem como objetivo também envolver a comunidade na discussão, e, durante a visita à cidade de Porteirinha, a caravana uniu moradores e estudantes para debater e fazer uma reflexão sobre o problema da seca.

Para Délio Pinheiro, um dos idealizadores do projeto, a discussão traz conscientização para a população, além de ser uma oportunidade de todos ficarem sabendo o que está acontecendo em outras comunidades.

“Queremos uma perspectiva atual, e, conversando com a comunidade, vamos fazer um diagnóstico, e em seguida vamos elaborar um documento e fazer com que chegue até às autoridades, com todas as demandas e anseios dessa região.”

Com informações do Portal G1 Grande Minas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.