Home » Cultura

Tradicional Festa do Divino de Paciência é registrada como patrimônio imaterial

14 julho 2016 697 views 0 Comentários

13592342_1066681436757384_7805868576245686108_n

A tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Paciência se encerrou na última segunda-feira, dia 11 de julho, com muita devoção e alegria. Este ano, além da fé e religiosidade, a comunidade também comemorou o reconhecimento da festa como Patrimônio Imaterial de Porteirinha, uma espécie de “tombamento” desta que é conhecida como a “mais bela festa religiosa da região”.

Segundo o site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), “os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas patrimônio imaterial”. Ainda conforme a página, “o patrimônio imaterial é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana”.

De acordo com a Diretoria Municipal de Cultura, o registro da Festa do Divino de Paciência tem grande representatividade cultural, pois é uma das celebrações religiosas mais antigas e pioneiras do território que é hoje o município de Porteirinha. Segundo a Diretoria, o trabalho foi realizado por uma consultoria especializada, que fez o levantamento a pedido da Prefeitura, por meio da Diretoria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Porteirinha. A 48ª Festa do Divino de Paciência aconteceu entre os dias 1º e 11 de julho e teve como festeiros Onofre Odilon e família. Os imperadores foram Onofre José Odilon e Maria Mendes Santos e os Mordomos, Marizete e família.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.