Home » Cultura, Destaque

Tradicional Festa de Serra Branca começa nesta segunda-feira, dia 17

17 julho 2017 167 views 0 Comentários

Começa nesta segunda-feira (17/07) a tradicional festa de Senhora Sant’Ana, na comunidade de Serra Branca, 13 quilômetros distante da sede do município de Porteirinha. A participação da maior parte das famílias do campo e da cidade é uma grande tradição há mais de um século. Durante todos os dias de festa acontecem rezas, missas, procissões, leilões e muitas festividades. Com programação religiosa e barraquinhas, as festividades irão até o dia 26/07, que também será feriado municipal em homenagem à padroeira, conforme decreto nº 1.175, de 31 de outubro de 2016.

No dia 25, Dia do Trabalhador Rural, a festa ganha um brilho a mais, pois a data é celebrada na comunidade de maneira customizada e temática, onde acontecem ofertas de alimentos produzidos no campo, sementes e instrumentos de trabalho que as famílias agricultoras trazem em agradecimento a Deus. Acontecem encenações, músicas com temas relacionadas à terra e lida diária, acompanhadas por sanfona e demais instrumentos. Participam o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, as Pastorais Sociais, a Associação Cultural da comunidade e os agricultores e agricultoras de toda região. No mesmo dia, a programação ainda conta com a carreata de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, o levantamento do mastro e da bandeira com animação dos foliões.

O último dia, dia 26, é esperado um grande público que comparece para o encerramento das festividades com leilões, missas, procissões e eventos paralelos. Considerada uma das mais tradicionais festas religiosas da região, a centenária Festa de Serra Branca atrai pessoas de diversas partes do país, principalmente os filhos ausentes que sempre se preparam para visitar a região nessa época. Este ano, de acordo com a Diretoria Municipal de Cultura, há uma intenção de iniciar o processo de registro da festa como Patrimônio Imaterial do município, assim como foi feito na Festa do Divino de Paciência.

A comunidade de Serra Branca serviu de inspiração para as páginas do romance Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa. Na década de 80, a localidade ficou conhecida também depois de ser cenário das gravações da minissérie global que recebeu o mesmo nome e história do livro.

Segundo a tradição da igreja católica, Ana foi esposa de Joaquim e são pais da Maria, mãe de Jesus. Sant’Ana teria nascido em Belém e, ela e seu marido eram de idade avançada e ambos eram estéreis. A igreja afirma ainda que Deus os abençoou com o nascimento da Virgem Maria. A veneração a Sant’Ana se dá desde o século VI.

IMG-20170703-WA0047

Foto: Arquivo

Foto: Helen Borborema

Foto: Helen Borborema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.