Home » Cidadania

Revista Trip premia agricultor porteirinhense

14 novembro 2013 864 views 0 Comentários

geraldo

Geraldo Gomes Barbosa, agricultor da comunidade do Touro (hoje município de Serranópolis de Minas, antes Porteirinha), recebeu neste dia 13-11, o Prêmio TRIP Transformadores 2013. A premiação acontece todos os anos e faz homenagem a 10 pessoas de destaque no país.

Geraldo Gomes foi um dos homenageados representando os guardiões da agrobiodiversidade do semiárido brasileiro. Ao receber o prêmio, ele emocionou a todos ao tocar na sanfona e cantar ao vivo, a música Asa Branca de Luiz Gonzaga. Além dele, na noite, também foram homenageadas importantes personalidades como a cantora Daniela Mercury, a estudante Isadora Faber, o professor e deputado Marcelo Freixo entre outros.

Geraldo começou a plantar com seu pai quando tinha sete anos. Aprendeu desde cedo a plantar de forma consorciada, cultivando diversas espécies em uma mesma roça. Cresceu aprendendo a importância de melhorar e preservar as sementes crioulas e a natureza, o que o fez um guardião. Hoje conserva em sua Casa de Sementes mais de 200 variedades. 

Além de ter apresentado a experiência em diferentes regiões do Brasil, Geraldo Gomes já participou também de momentos de debates internacionais como a Cúpula dos Povos, da Rio+20 e no Encontro Internacional de Sementes Crioulas que aconteceu na França em 2012.

A iniciativa do Prêmio TRIP Transformadores é da Trip Editora e tem como objetivo principal destacar e homenagear, a cada ano, o trabalho de pessoas que se dedicam a diminuir o sofrimento e a desigualdade e a melhorar a vida dos outros e das comunidades onde estão inseridas. Mais informações sobre o prêmio: revistatrip.uol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.