Home » Cidadania, Cotidiano

Quinta-feira, 20 de novembro, se torna feriado em Porteirinha do Dia da Consciência Negra

17 novembro 2014 784 views 0 Comentários

consciência-negra

Assim como diversas cidades do país, o dia 20 de novembro deste ano, será feriado municipal em Porteirinha. Decreto municipal de 11 de outubro de 2013 institui, pela primeira vez, o feriado. Órgãos públicos e comércio fecham, funcionando somente serviços essenciais como saúde e limpeza.

No Brasil, o dia 20 de novembro representa um importante momento da história, especialmente para 52% da população brasileira, que é representada por negros e pardos. A data lembra a morte do líder Zumbi dos Palmares, que lutou pela libertação dos negros escravizados, durante o período colonial no país.

O Dia da Consciência Negra é um feriado facultativo nacionalmente, ou seja, cabem aos estados e municípios decidirem se oficializam o feriado na data que lembra o dia da morte de Zumbi dos Palmares. A cada ano, aumenta o número de cidades que decidem pelo feriado, hoje são cerca de 1500 cidades e 6 Estados.

A data é considerada como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial e uma referência para a população afrodescendente dedicada à reflexão sobre as consequências do racismo e sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Hoje, os quilombolas, nome dado aos descendentes dos moradores dos antigos quilombos, são reconhecidos e suas áreas são demarcadas, a fim de protegê-los. Em Porteirinha, as comunidades de Gorgulho e Açude integram o Quilombo do Gorutuba, formado por 47 comunidades de 7 municípios.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.