Home » Política

Prefeito de Janaúba é suspeito de desvio de recursos públicos

16 dezembro 2011 1.119 views 0 Comentários

O prefeito de Janaúba, José Benedito Nunes Neto (PT) no Norte de Minas, é acusado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMP) de ter desviado R$ 380 mil do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Janaúba (Previjan), entre 2007 e 2009. Na ação civil pública, o esquema inclui ainda o irmão do prefeito, ex-diretor financeiro da Previjan.

Segundo o promotor de Justiça Fabrício Costa Lopo, o ex-presidente da Previjan teria contratado o irmão do prefeito ciente de uma lei municipal que proíbe a nomeação de uma pessoa que não possui curso superior e que não seja servidor público.

Para o promotor, eles teriam obtido vantagens indevidas, em benefício próprio.”Os malefícios decorrentes da improbidade administrativa são graves e inúmeros, pois causaram prejuízo de R$ 379.360,23 ao cofre público do instituto de previdência, em detrimento de um sem-número de servidores públicos municipais, pensionistas e contribuintes, sendo, inclusive, cabível pedido de dano moral coletivo”, alegou Lopo.

Em nota, a prefeitura de Janaúba informou que o prefeito determinou que fossem apuradas as denúncias e ajuizou ação de improbidade administrativa contra os responsáveis. “O Prefeito Municipal repudia deliberadamente qualquer ato imoral, ilegal e ímprobo e continua firme no propósito de responsabilizar todo e qualquer agente público que descumprir os deveres éticos que devem nortear a gestão pública”, afirma a nota.

Ainda de acordo com a nota, o prefeito também negou que tenha solicitado qualquer nomeação durante o período em que ocupou o cargo de vice-prefeito.

O MP pediu à Justiça o bloqueio dos bens dos três denunciados e, com base no Código Penal, se condenados na ação, os dois ex-funcionários da Previjan poderão cumprir até 20 anos de prisão.

Fonte: Jornal Estado de Minas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.