Home » Cidadania, Política

Porteirinhenses na expectativa das eleições municipais

12 junho 2012 1.528 views 0 Comentários

As eleições municipais estão se aproximando. No dia sete de outubro de 2012, todas as cidades brasileiras irão eleger novos prefeitos e vereadores para o mandato 2013-2016.

Na cidade de Porteirinha os moradores já comentam quem serão os candidatos à prefeitura do município.

Especula-se que o ex-prefeito Alonso Reis da Silva (PT) e o atual, Juracy Freire Martins (PP), são nomes praticamente certos nas próximas eleições. Nas conversas das esquinas já se ouvem outras opções como empresários e pessoas influentes do município: Wilson Marcos (PDT), Elton Mendes (presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais) e Halley Cunha (PSOL).

Segundo o sociólogo Tiago Fernandes, Freire e Reis já são candidatos; sobre os outros, nada está definido. Há uma possibilidade de Elton Mendes ser vice de um dos dois, já que nenhum tem o seu companheiro de chapa definido.

– Aqui em Porteirinha, o vice influencia muito. Então eles estão analisando quem seria o melhor; até o meio de junho tudo estará definido. A política da cidade continua extremamente tradicional: as elites que continuam no poder são as mesmas – por exemplo, os conhecidos Panelão e Gargantão. O diferente foi a entrada do Partido dos Trabalhadores (PT), em 2004, com a vitória de Alonso Reis. Isso realmente alterou o cenário político da cidade comandado sempre por partidos de direita.

Fernandes acrescenta que, desde a emancipação, em 17 de dezembro de 1938, o município nunca teve um prefeito reeleito.

– Ao todo, foram 16 comandantes diferentes. Isso aumenta ainda mais as expectativas sobre quem vai administrar Porteirinha neste próximo mandato. Até o momento não há pesquisas oficiais e admite-se que não há um favorito para ganhar as eleições, concluiu o sociólogo.

Conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as convenções políticas devem acontecer entre 10 e 30 de junho de 2012. O dia cinco de julho é o último para os partidos e coligações apresentarem, no Cartório Eleitoral, o requerimento para registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores.

No dia sete de outubro, os 28 mil eleitores de Porteirinha irão eleger um novo prefeito. No dia da votação não se esqueça: leve título de eleitor e um documento oficial com foto.

Repórter Édson Reis
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.