Home » Cultura

Porteirinha participa da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

30 setembro 2011 1.029 views 0 Comentários

O município de Porteirinha participou neste mês da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, evento coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

O diretor de cultura do município de Porteirinha, Dey de Brito, coordenou a programação. “O objetivo é resgatar os eventos culturais na cidade, incentivando artistas, músicos, artesãos e, inclusive, despertando talentos.” Afirmou Dey.
Os eventos realizados em Porteirinha durante a jornada foram:

Mostra de Dança Folclórica coloca em cena a cultura popular. Foto: Prefeitura de Porteirinha

Mostra de Dança Folclórica coloca em cena a cultura popular. Foto: Prefeitura de Porteirinha

– Palestra sobre Educação Patrimonial com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservar o patrimônio cultural.

– Encontro de Grupos Culturais para a promoção do intercâmbio e o conhecimento dos grupos folclóricos. O encontro teve a participação de 16 grupos artísticos da sede do município e de comunidades rurais, envolveu escolas estaduais e municipais, Apae e entidades sociais.

– Feira de Artesanato para apresentar o artesanato regional e valorizar e promover os artesãos do município.

– Apresentação da Banda Filarmônica Municipal João Sacramento Neto com o objetivo de valorizar a importância da banda de música.

A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural é um evento realizado pelos municípios mineiros e diversas instituições culturais do estado, com a coordenação e organização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais por meio do IEPHA/MG.

A Jornada tem o o propósito de promover o patrimônio cultural de Minas Gerais por meio da realização simultânea, em todo o estado, de diversas ações integradas, como festivais, exposições, seminários, cursos e oficinas. Concebida como uma grande celebração, procura atuar na transmissão dos valores culturais, na valorização de sua diversidade e, principalmente, levar a sociedade a ter um papel mais ativo na preservação da memória.

O alcance e repercussão da Jornada no cenário cultural propiciaram a conquista do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade – 2010, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como a melhor iniciativa de divulgação do patrimônio cultural brasileiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.