Home » Cultura

Porteirinha comemora a centenária festa de Santos Reis

3 janeiro 2012 1.354 views 0 Comentários

Em uma programação tradicional, os devotos de Porteirinha comemoram, até o próximo dia 06 de janeiro, a Festa de Santos Reis. São várias atividades, como missas, novena, procissões, leilões e encenações que marcam a passagem do 101º aniversário da festa. A decoração na igrejinha que fica no alto do morro está especialmente bem feita e pode ser vista de praticamente toda a cidade. A Rua Santos Reis também está bastante enfeitada e conta com bandeirolas e luzes, que embelezam o lugar.

A devoção a Santos Reis começou há mais de cem anos em Porteirinha, quando o Sr. Manoel Patrício de Souza Gomes, o sêo Nezinho, fez uma promessa aos reis magos Belchior, Gaspar e Baltazar de que, se chovesse em Porteirinha naquele desolador período de seca, no fim do ano de 1909, ele construiria uma igrejinha no morro. Assim foi feito. Conforme o livro “Porteirinha: memória histórica e genealogia”, de Palmyra Santos Oliveira, a chuva veio, molhou a terra que estava muito seca e alimentou o rio, que beneficiou muitas famílias que dele precisavam. Sêo Nezinho, então, mandou erguer, no ano de 1911, a sólida igreja que permanece até hoje na paisagem da cidade.

Conforme o livro de Dona Palmyra, “o povo sobe o morro até a pedra, acima da Igrejinha, para contemplar o pessoal da procissão que, partindo da Matriz de São Joaquim, passa na Praça da Bandeira, Rua Barão do Rio Branco, Praça Coronel Odilon Coelho até a Rua Santos Reis”. Além da programação religiosa, a festa, que conta com inúmeros visitantes por sua famosa tradição, ainda é abrilhantada pela Folia de Reis e pelas pastorinhas, que contribuem para o destaque folclórico da festa.

O dia 6 de janeiro é feriado municipal em Porteirinha em homenagem aos três reis magos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.