Home » Cultura, Destaque

Paróquia São Joaquim realiza 2ª Mostra Histórica

12 julho 2016 744 views 0 Comentários

DSC05075 O hall de entrada do Centro Cultural de Porteirinha receberá, entre os dias 12 e 17 de julho de 2016, a 2ª Mostra Histórica da Paróquia São Joaquim. O objetivo da exposição é, mais uma vez, resgatar e valorizar a história do município por meio de imagens e registros que contam um pouco da trajetória histórico-cultural da Igreja São Joaquim e do município.

A HISTÓRIA: A Igreja de São Joaquim é hoje a sede da Paróquia São Joaquim, porém o berço dessa paróquia foi São José do Gorutuba. Curato elevado a freguesia (paróquia/distrito) por um decreto da Regência em nome do Imperador D. Pedro II em 14 de julho de 1832, a sede dessa paróquia era a Matriz de Nossa Senhora da Soledade, localizada na antiga Vila de São José do Gorutuba. Era para lá que se dirigiam todos os habitantes da região de Brejo das Almas  (atual Francisco Sá), Santo Antônio do Gorutuba (atual Catuni), Riacho dos Machados, Mato Verde, Tremedal (atual Monte Azul) e Lençóis do Rio Verde (atual Espinosa), quando decidiam se casar ou realizar batizados, era lá a residência dos padres que percorriam a região e celebravam nas igrejas mais antigas.PORTEIRINHA.....DÉCADA DE 40 A 80 (13)

Em 06 de novembro de 1941, o Bispo de Montes Claros, D. João Antônio Pimenta, decretou a transferência da sede da freguesia para o município recém emancipado de Porteirinha, por ser capela filial de São José do Gorutuba. A partir desta transferência, os antigos livros de batizados e casamentos de São José do Gorutuba foram trazidos para Porteirinha e ainda hoje estão sob a guarda do pároco da Paróquia São Joaquim.julião

O cônego Julião Arroyo Gallo assumiu a paróquia de Porteirinha e Riacho dos Machados em 28 de outubro de 1941, ficando até  28 de outubro de 1944. Em 1945, foi vigário de Guaraçaí na Diocese de Cafelândia-SP e retornou como pároco de Porteirinha pela segunda vez em 15 de dezembro de 1945, ficando até janeiro de 1967.

Desde essa época, a Festa do Padroeiro São Joaquim é celebrada pela comunidade. Neste ano de 2016,  a festa conta com o tema “Com o nosso padroeiro São Joaquim, celebramos o Ano Extraordinário da Misericórdia e refletimos a importância dos leigos e leigas na vida da igreja”; e o Lema “Vós sois o Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).1780775_551804168261157_520798848_n

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.