Home » Cultura

Paróquia comemora Festa de São Joaquim e Sant’Ana

4 julho 2012 1.251 views 0 Comentários

A paróquia São Joaquim, em Porteirinha, inicia nesta sexta-feira (06/07) a festa dos padroeiros São Joaquim e Sant’Ana. O tema das festividades é “Com São Joaquim, Sant’Ana e toda a Igreja celebremos o ano da fé”.

Neste ano, a comunidade comemora numa data diferenciada, 6 a 15 de julho, para não coincidir com a festa em Serra Branca, e para celebrar os organizadores prepararam uma vasta programação cultural e religiosa com missa todos os dias, terço, alvorada, barraquinhas e as novidades, cavalgada, peça teatral e festival de novos talentos da música católica. Toda a programação será na matriz de São Joaquim, centro da cidade.

HISTÓRIA – Ana e Joaquim queriam ter filhos, mas eram estéreis. Joaquim um dia foi ao deserto rezar, onde ficou por quarenta dias em jejum até que um anjo apareceu anunciando que ele teria um filho. Ana teve a mesma visão. Os dois decidiram oferecer a criança ao Senhor e quando Maria nasceu cumpriram a promessa. Por sua história, Ana ficou conhecida como Sant’Ana, a padroeira das mulheres grávidas e de quem deseja ter filhos. Seu nome é frequentemente confundido com “Nossa Senhora Santana” (o erro se dá até no decreto de feriado municipal em Porteirinha).

Conta a história que, em meados do século XVII, um fazendeiro trouxe da Bahia uma imagem de São Joaquim para o povoado de Porteirinha, construindo uma capela, assim iniciando a devoção que perpassa até a atualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.