Home » Cidadania, Novidade

Município de Porteirinha realiza Audiência Pública sobre a recuperação do Rio Mosquito

2 setembro 2017 57 views 0 Comentários

Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, a Prefeitura de Porteirinha realizou na manhã da quarta-feira, dia 30/08, a Audiência Pública sobre a Recuperação do Rio Mosquito. Uma população atenta e preocupada, especialmente os moradores das comunidades ribeirinhas, esteve presente para ouvir os órgãos competentes e também para apresentar proposições e sugestões para a situação.

Estiveram presentes no evento importantes órgãos ligados às questões hídricas e também aos assuntos pertinentes ao Rio Mosquito. A cerimônia foi presidida pelo prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista, que recebeu o prefeito de Serranópolis, Elpídio Neto, e demais autoridades, como o deputado estadual Carlos Pimenta e os representantes da Copasa, da SUPRAM, do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Rio Verde Grande, do IGAM, do Parque Estadual de Serra Nova, de vereadores de ambos os municípios, da Emater, dentre outras instituições.

O professor Flávio Pimenta Figueiredo, doutor em Recursos Hídricos e representante da Universidade Federal de Minas Gerais, realizou uma importante participação na Audiência, onde enumerou as questões enfrentadas e as medidas prioritárias que devem ser tomadas para o início da solução da crise hídrica do Rio Mosquito, dentre elas a construção de um diagnóstico e a preservação das nascentes existentes. Ele deu exemplos de outros rios que se encontravam em situação semelhante e que foram recuperados mediante ações do poder público, da população e de profissionais técnicos capacitados.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, a assistente social Rosélia Ferreira, fez uso da palavra e destacou as principais ações da gestão municipal de Porteirinha nos últimos anos na área de Meio Ambiente, com foco para as realizações em prol do Rio. Em sua fala, além de apresentar imagens da atual realidade, Rosélia enfatizou as medidas que já estão programadas para serem feitas.

Todos os profissionais técnicos presentes na mesa de honra fizeram suas considerações em torno do tema e, em seguida, a população presente foi ouvida e respondida com seus questionamentos e observações. Para D. Maria Mendes Rocha Ramos, representante da Associação de Mulheres da Várzea Bonita, os direcionamentos realizados na Audiência começaram a aliviar a angústia vivida pelos moradores do entorno do Rio. “Começou a dar uma aliviada nos nossos corações, mas sabemos que ainda precisamos de muito a fazer. Vamos nos unir todos em prol do Rio Mosquito”, enfatizou. Ao lado de Ana Tereza Rocha, representante da Associação de Mulheres do Andaraí, a senhora Maria leu e apresentou a todos um abaixo-assinado que será entregue ao Ministério Público para reforçar ainda mais a luta nesta causa.

Ao final da Audiência Pública, as autoridades presentes se comprometeram a atuar com afinco junto aos respectivos órgãos para que todas as forças sejam somadas em favor da salvação do Rio Mosquito, que por tantos anos atendeu com muita vitalidade a população da região.

Por ASCOM/PP

Fotos: Adair Pereira

21106865_1461158217309702_6021431247852241429_n1 (7) 1 (8) 1 (17)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.