Home » Economia

Ministério Público fecha acordo com empresa para regulamentar extração de ouro em Porteirinha e Riacho dos Machados

24 junho 2013 1.713 views 0 Comentários

mineracaoO Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a empresa Mineração Riacho dos Machados Ltda fecharam acordo, nesta segunda-feira (24), para realizarem estudos e pareceres do licenciamento ambiental de mineração aurífera em Riacho dos Machados e Porteirinha, no Norte do Estado.

Segundo o MPMG, a extração do ouro será realizada a céu aberto, é estimada em 3,25 toneladas por ano, abrangendo ações de tratamento do minério, barragem e disposição de rejeitos, barragem de água e obras para escoamento da produção e materiais não aproveitados.

Os estudos incluem a elaboração dos planos diretores dos municípios, contemplando questões como uso e ocupação do solo, infraestrutura urbana, áreas de interesse histórico e cultural, mobilidade e inserção, o que se tornará instrumento importante na política local de desenvolvimento e de expansão urbana.

De acordo com a promotora de Justiça Ana Eloísa Marcondes da Silveira, coordenadora regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Verde Grande e Prado, o Ministério Público vai continuar fiscalizando o empreendimento. O coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Caoma), Alceu Torres Marques, destacou a importância do acordo, ressaltando que “os reflexos da extração precisam ser cuidadosamente avaliados sob a perspectiva do respeito ao meio ambiente e às comunidades envolvidas, principalmente, por tratar-se de região evidenciada pela carência e vulnerabilidade social e econômica”.

O descumprimento injustificado das obrigações assumidas acarretará ao empreendedor aplicação de multa diária, que será destinada ao Fundo Estadual de Defesa de Direitos Difusos (Fundif).

Fonte: Jornal O Tempo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.