Home » Economia

Jornal Estado de Minas destaca Porteirinha como a cidade na região que mais gerou empregos no varejo em 2011

26 março 2012 1.292 views 0 Comentários

O site e Jornal Estado de Minas de Belo Horizonte tem publicado uma série de reportagens intitulada “Sertão Grande” sobre o sertão de Minas Gerais, baseado nos relatos do escritor Guimarães Rosa.

Na reportagem publicada hoje (26/03) o Jornal destaca o crescimento do mercado varejista no Norte de Minas, crescimento este que se tornou maior que a média nacional.

A cidade de Porteirinha figura como o maior crescimento na região norte em 2011. Veja trechos da reportagem.

Comércio agora mantém o sertanejo em casa

Varejo no Norte de Minas comemora renda maior e cresce acima da média nacional

Paulo Henrique Lobato – Estado de Minas

O projeto de vida de Zé Bebelo, o jagunço politizado do romance que desejava se mudar para a capital para se bacharelar em direito e “mover com comércio”, é o clássico exemplo da migração brasileira do século passado, quando o sertanejo, quase sempre sem opção de trabalho e boa renda, rumava para a capital. Hoje, se o personagem fosse de carne e osso, teria grande oportunidade de se empregar no varejo ou se bacharelar em direito no próprio sertão.

Faculdades não faltam mais por aquelas bandas. Já o comércio, na carona da indústria, com dezenas de empresas se instalando na região, ajuda municípios do Norte a gerar vagas de emprego em percentuais acima das médias nacional e estadual.

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que, em 2011, as vagas formais no comércio subiram 5,71% no país e 5,73% em Minas. No mesmo ano, a geração de empregos no varejo em várias cidades percorridas por Zé Bebelo e seu bando alcançou percentuais maiores. Destaque para Porteirinha (21,52%), Capelinha (12,22%), Salinas (11,5%), Janaúba (11,28%), Januária (10,38%), João Pinheiro (9,29%), Bocaiuva (8,19%), Pirapora (7,88%), Montes Claros (7,87%), Paracatu (7,64%), Curvelo (7,63%) e Brasília de Minas (6,24%). O comércio é tema da segunda reportagem da série Sertão Grande, que o Estado de Minas começou a publicar ontem.
(…)

Leia a reportagem completa – Clique aqui

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.