Home » Cultura

Igreja mais antiga do Estado cai aos pedaços no Norte de Minas

18 novembro 2011 1.445 views 0 Comentários

Considerada a mais antiga de Minas Gerais, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Matias Cardoso, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1954, está em avançado estado de degradação, ferindo de morte um conjunto de bens culturais de valor incalculável, além de colocar em risco a vida dos fiéis. A história da Igreja Matriz de Matias Cardoso está ligada a incursões de bandeirantes paulistas no sertão mineiro em busca de ouro e pedras preciosas. A igreja foi provavelmente construída entre 1670 e 1673.

A ameaça de desabamento, de ruir o teto ornamentado por obras de artes de reconhecido valor no mundo inteiro, cada dia mais afasta os católicos da curiosa edificação em forma de fortaleza, em alvenaria, com tijolos requeimados. A situação é tão caótica que, segundo o Jornal da Serra Geral de Minas, com sede em Janaúba, durante o período chuvoso o padre Adailton Oliveira da Costa celebra as missas usando guarda-chuva, face às inúmeras goteiras. Um verdadeiro atentado ao passado de Minas, estampado em seu rico interior, em suas torres laterais quadrangulares, no muro com colunas nos ângulos e nos portões e na sucessão de arcos semicirculares, formando um avarandado no térreo, sob os corredores superiores.

Esse patrimônio precisa de restauração e sofre com muitas promessas e nenhuma solução por parte dos governantes. Sua importância histórica – no entorno surgiu o primeiro povoamento e núcleo urbano de Minas Gerais, – não tem sido suficiente para garantir a restauração da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída pelos jesuítas no século XVII. E o descaso é tão antigo como a edificação: desde que foi erguida, passou por uma reforma, em 1912, e conserto e pintura, em 1998, realizados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

Adaptação da reportagem de Manoel Freitas
manoeljornalista@hotmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.