Home » Cotidiano, Cultura

Grupo Maria Cutia se apresenta em Porteirinha com o espetáculo “Ópera de Sabão”

5 abril 2016 460 views 0 Comentários

141 site

Porteirinha recebe nesta quarta-feira, 6, o espetáculo “Ópera de Sabão”, do grupo de teatro Maria Cutia, da cidade de Belo Horizonte. No enredo central da peça, uma rádio em decadência apresenta sua última novela com a esperança de não sucumbir diante da chegada da televisão. “Ópera de Sabão” é o mais recente espetáculo do Grupo, inspirado nas radionovelas, que tiveram seu ápice nas décadas de 40 e 50 e foram fundamentais na consolidação da linguagem radiofônica, desaparecendo nas décadas seguintes com o avanço da teledramaturgi131012a.

Segundo os produtores, a ideia de montar um melodrama surgiu nas viagens do Maria Cutia pelo interior de Minas, em muitas das mais de 100 cidades mineiras por onde já passou a Cia. “O público, ao ver o cenário do teatro montado na rua, veio nos aconselhar que é preciso explicar ao povo da cidade o que é teatro, pois talvez ninguém por ali nunca tenha visto uma peça. E nós, curiosos, perguntamos: ‘mas o que é teatro?’ E eles nos respondem: ‘uai, teatro é novela ao vivo’”, conta a atriz Mariana Arruda. Inspirados por esse imaginário popular, o Grupo Maria Cutia convida o público a participar dessa “novela ao vivo”, que é o teatro. Com direção de Eduardo Moreira, do Grupo Galpão, o espetáculo mistura o melodrama, bem típico da dramaturgia adotada no rádio e na televisão, além da paródia cômica.4

Além de Porteirinha, o espetáculo será apresentado em Almenara, São João da Ponte, Januária, São Francisco, Luislândia, Brasília de Minas, Montes Claros e Mirabela, por meio de projeto aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Porteirinha - Divulgação Online baixa

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.