Home » Economia, Política

Governo de Minas autoriza planejamento de regiões que receberão investimentos em mineração

20 novembro 2012 1.114 views 0 Comentários

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), assinou, nesta segunda-feira (19), na Cidade Administrativa, a ordem de serviço para elaboração do Plano Regional Estratégico em torno de grandes projetos minerários do Norte de e do Plano Regional Estratégico em torno de grandes projetos minerários no Médio Espinhaço. Nos próximos anos, a previsão é que estas regiões recebam investimentos bilionários na exploração de jazidas de minério de ferro por empresas nacionais e multinacionais.

O plano vai traçar diretrizes para a estruturação dos municípios nas áreas da saúde, educação, defesa social, formação profissional, mobilidade urbana, habitação, saneamento, entre outros, visando atender o aumento de demandas a curto, médio e longo prazo. Durante a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional Estratégico, será priorizada a participação da população local com o objetivo de atender as demandas levantadas e legitimar as futuras ações promovidas pelo poder público.

Secretário Bilac Pinto. Foto: Imprensa MG

A previsão é de que o Norte de Minas e o Médio Espinhaço recebam, nos próximos anos, investimentos na casa de R$12 bilhões de empresas do setor mineral, que vão iniciar grandes empreendimentos nessas regiões, gerando a criação de dezenas de milhares de empregos e a necessidade de realizar políticas públicas tendo em vista oferecer infraestrutura para o crescimento dos municípios.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto, os investimentos bilionários oriundos da mineração devem ser aplicados tendo como premissa propiciar o desenvolvimento ordenado das cidades. “Nós estamos, através de políticas públicas, construindo um caminho onde estas carteiras de investimentos prioritários visam diminuir os impactos que estes investimentos vêm trazer nas regiões do Norte de Minas e do Médio Espinhaço”, disse.

O plano estratégico que será elaborado para a região Norte do Estado vai traçar um diagnóstico em 37 municípios, entre eles Porteirinha. Eles receberão os impactos da chegada de grandes mineradoras, que até 2014 vão investir na região cerca R$ 8 bilhões, gerando cerca de 9,5 mil empregos diretos e mais de 10 mil empregos indiretos.

Foto: Agência Vale

Entre as empresas que já anunciaram interesse de atuação no Norte de Minas estão a Vale S.A; a Carpathian Gold, através da Mineração Riacho dos Machados; a Mineração Minas Bahia; e a Sul-Americana de Metais (SAM).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.