Home » Educação, Política

Expansão da Universidade de Diamantina gera polêmica no Estado

25 novembro 2011 906 views 0 Comentários

O que seria, em princípio, uma boa notícia para a educação em Minas Gerais tem provocado polêmica no Estado. É que o Ministério da Educação irá expandir o campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), mas para localidades consideradas distantes de onde está instalada.

Com o objetivo de debater o assunto, deputados e a comunidade interessada se reuniram em uma audiência pública promovida pelas comissões de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O encontro foi ontem, quinta-feira, dia 24 de novembro.

A ideia do Governo Federal, anunciada pela presidenta Dilma Rousseff em 16 de agosto, é construir novos campi em Unaí e Janaúba. Dessa forma, a região dos vales se mobiliza para tentar reverter o atual quadro e levar o investimento para a construção dos novos espaços universitários em cidades da região.

O deputado Délio Malheiros (PV), autor do requerimento para a audiência, disse que o Conselho Universitário da UFVJM já aprovou a instalação dos campi nas cidades indicadas pelo Governo Federal, porém acredita ser necessário questionar a decisão. “Vamos lutar para trazer os campi para os vales. Não faz sentido privilegiar outros locais do Estado em detrimento de onde a universidade foi implantada”, salientou.

O deputado Luiz Henrique (PSDB) acredita ser necessário que a universidade atenda, primeiramente, a região. “Torço para que os campi se instalem no Jequitinhonha e Mucuri, mas que a instituição possa se expandir para outros locais de Minas também”. O deputado Célio Moreira (PSDB) disse entender a necessidade do Norte de Minas em ter uma universidade, mas salientou que seja feito um esforço para que a região tenha a sua própria faculdade. “Sobre os novos campi, vamos brigar para que se instalem nas regiões próximas a Diamantina”, ressaltou.

Fonte: Ascom/ALMG
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.