Home » Economia, Política

Estado apresenta a prefeitos Plano Estratégico do Norte de Minas

6 outubro 2011 1.361 views 2 Comentários

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru)apresentou nesta quinta-feira (6), na Cidade Administrativa, a metodologia do Plano Regional Estratégico do Norte de Minas para prefeitos e representantes das mineradoras que vão se alocar na região. Na oportunidade, foi criado um comitê para gerir os trabalhos de elaboração do plano, que vai abranger as microrregiões de Grão Mogol, Janaúba e Salinas.

A elaboração do Plano Regional Estratégico, que terá o objetivo de formular políticas públicas através da elaboração de uma carteira de investimentos e diretrizes prioritárias a serem implementadas no sentido de diminuir os impactos sobre a infraestrutura regional, será dividido em três etapas.

No primeiro momento, será realizado um diagnóstico regional que irá apontar as grandes necessidades estruturais da região e mensurar os impactos sofridos pelos municípios com a chegada dos investimentos. Na segunda etapa, serão apresentadas propostas de projetos e políticas com os elementos básicos das estratégias prioritárias a serem tomadas e, por fim, a implementação do plano, que será entregue a todos os municípios da região e a todos os atores envolvidos no processo.

De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento Regional, Beatriz Morais, o planejamento realizado no Norte de Minas será fundamental para evitar que a região cresça de forma desordenada. “Graças ao trabalho realizado pelo Governo de Minas, o Norte do Estado vem recebendo vários investimentos da iniciativa privada em diversos ramos de atuação, o que vai possibilitar o desenvolvimento dessa região. Entretanto, temos que ter o cuidado de realizar um planejamento para que a região não sofra com os impactos oriundos destas grandes empresas” destacou.

A previsão é que nos próximos anos, somente na área de mineração, a região receba investimentos da ordem de R$ 7 bilhões, na exploração de jazidas de minério de ferro por parte de grandes empresas nacionais e multinacionais.

Comitê

Durante a reunião, foi criado um comitê gestor que será formado por integrantes da iniciativa privada (mineradoras), poder público (municípios, Governo de Minas, governo federal e Ministério Público) e terceiro setor (instituições de ensino superior). Este grupo vai acompanhar o andamento da elaboração do plano que será feito por uma consultoria a ser contratada.

O Plano

O Plano Regional Estratégico será uma ferramenta capaz de prever os possíveis riscos e estabelecer os impactos diretos e indiretos que 36 cidades do Norte de Minas vão sofrer com os empreendimentos de empresas multinacionais da área de mineração. Entre as empresas que já anunciaram interesse de atuação no Norte de Minas estão a Vale S.A; a Carpathian Gold, através da Mineração Riacho dos Machados; e a Sul-Americana de Metais (SAM).

“Estamos ansiosos com a chegada desses investimentos na nossa região, uma vez que ele vai trazer o desenvolvimento econômico há muito tempo sonhado pela população do Norte, mas também estamos preocupados com os impactos que nossas cidades podem sofrer se não nos planejarmos da maneira correta” ressaltou o prefeito de Grão Mogol, Jéferson Figueiredo.

Entre os municípios localizados no entorno de Grão Mogol, Janaúba e Salinas o Plano Regional Estratégico envolverá Águas Vermelhas, Berizal, Curral de Dentro, Divisa Alegre, Fruta de Leite, Indaiabira, Montezuma, Ninheira, Novorizonte, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Santa Cruz de Salinas, Santo Antônio do Retiro, São João do Paraíso, Taiobeiras, Vargem Grande do Rio Pardo, Botumirim, Cristália, Itacambira, Josenópolis, Padre Carvalho, Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jaíba, Mamonas, Mato Verde, Monte Azul, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados e Serranópolis de Minas.

Fonte: Agência Minas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



2 Comentários »

  • edinan mendes disse:

    Todo investimento para uma localidade é importante, o que torço que não aconteça é investimento nesta área da mineração, pois a cidade de Porteirinha e respectivamente de suas vizinhas irão se deteriorar tanto que dará pena, pois quando terminar de retirar tudo aquilo que as empresas gostariam, simplesmente arrumaram suas malas e deixará aquele belo buraco neste serrado que apesar de sofrido é apaixonante, sei lá se continuarei a gostar de ir visitar sempre que posso a linda Porteirinha e seu povo tão acolhedor e hospitaleiro.

    Porque não uma fábrica de automoveis, de genero alimenticio e sim Mineração?!!!
    Abraços
    Edinan

  • Geraldo Pinho disse:

    Acho muito bem vindo esses investimentos nessa região por se tratar de uma região pobre com uma população sofrida e sacrificada,espero que a Mineradora e as autoridades saibam conduzir esse processo de desenvolvimento criando muitos pontos positivos com pessôas capacitadas para essa condução,não vejo muito problemas com o meio ambiente sabemos perfeitamente que uma empresa desse porte que se propõe a esse trabalho tem bastante esperiência e está muito bem aparelhada com profissinais esperiêntes e capacitados para conviver com os problemas do meio ambiente,o que mais me precupa são os problemas sociais esses sim tem que ser analizados e conduzidos com seriedade para que depois dos dez anos de exploração não sobre muitos problemas sem solução,(o social é complicado).

Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.