Home » Educação

Escola Estadual João Alcântara comemora 100 anos

7 julho 2012 2.755 views 5 Comentários

A escola estadual mais antiga de Porteirinha completa 100 anos neste ano. Fundada em 1912, a Escola Estadual João Alcântara é responsável pela formação de milhares de cidadãos. Em evento comemorativo realizado nessa sexta-feira (06/07), a direção promoveu homenagens, exposições de fotos e apresentações culturais.

Durante o evento, Juvenila de Freitas Almeida, atual diretora da escola, afirmou que é um privilégio o fato de ser a diretora do centenário. “É um momento único. Posso dizer que é motivo de honra fazer parte desta história”. Juvenila afirmou ainda que a data marca o centenário do ensino público estadual em Porteirinha. “A escola João Alcântara foi a primeira da cidade, abrindo caminho para a expansão da educação pública. Hoje, esse processo é responsável pela construção da cidadania porteirinhense”.

Outras atividades comemorativas também estão sendo realizadas, dentre elas, o lançamento de um livro com a história, homenagens e depoimentos relacionados à escola João Alcântara.

Atualmente, sua estrutura é distribuída em 16 turmas em dois turnos e atende, aproximadamente, a 390 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, além de duas turmas de tempo integral com 50 alunos.

A escola, que tem seu prédio tombado pelo patrimônio histórico do município, está localizada na Praça Tiradentes, nº 85, no centro da cidade de Porteirinha.

Veja algumas fotos:

Colaboração e fotos: Dei di Brito e Bárbara Consuelo

Equipe atual da escola

 

 

Ex-professoras da escola

 

 

 

Exposição de fotos históricas

 

Fachada atual

 

 

 

 

Antiga fachada

 

 

 

 

 

Logo comemorativa dos 100 anos

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



5 Comentários »

  • lolita disse:

    Quem são as professoras que estão nessa foto? Quero saber, pois estudei nesse Grupo Escolar João Alcântara Machado,era assim seu nome na década de 1960. Fique muito contente ao ver as fotos, e parabéns à escola e também ao jornal de Porteirinha.

  • lolita disse:

    Quem são as professoras que estão nessa foto ou seja qual os nomes delas?Pergunto, pois estudei ai na década de 1960 e o nome da escola era: Grupo Escolar João Alcântara. No primeiro comentário eu usei também mais um sobrenome para escola [Machado] desculpe-me? Eu amo muito a escola e parabéns pelo seu aniversário e parabéns também para a pessoa que publicou essa notícia. AMOR PARA SEMPRE QUERIDA ESCOLA. LOLITA…

  • BRUNO disse:

    FOTOS MAIS BONITAS! TIA Lolita

  • bleno disse:

    seria melhor colocar+
    fotos bonitas
    eu estudante
    da escola joão Alcântara
    bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbblllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeennnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    bleno data:28/09/2012.com amor para todos os professores e pessoas que trabalham na escola

  • bruno disse:

    para professora
    Maria josé um beijo e um abraço

    bruno seu aluno data:28/09/2012 beijo bruno !

Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.