Home » Cidadania, Economia

Audiência pública discute impactos de mineradora no Norte de Minas

25 abril 2013 541 views 0 Comentários

reuniao

O Norte de Minas Gerais, conhecida por ter raízes na agricultura e pecuária, está se tornando foco de uma nova atividade econômica, a mineração. Empresas nacionais e multinacionais têm a intenção de extrair as jazidas da região, algumas já iniciaram as obras para se instalarem.

Por se tratar de uma situação recente, os moradores temem aos impactos que podem ser gerados, principalmente em relação ao solo e a água. Com o objetivo de discutir as questões relacionadas à mineração, foi realizada uma audiência pública em Janaúba (MG), na quinta-feira (25-05), promovida pelo Ministério Público e com a participação da população e de membros da empresa que vai se instalar na região, a Mineradora Riacho dos Machados.

“A demanda surgiu da sociedade. Com a audiência objetivamos esclarecer à população sobre os possíveis reflexos da mineração. Vamos discutir sobre eventuais riscos e maneiras de abrandá-los, para evitar problemas”, explicou o promotor o Fabrício Lopo.
O Ministério Público disse que está acompanhando as atividades da empresa desde o início. O órgão elaborou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que estabelece algumas condições que devem ser cumpridas. O documento deve ser assinado na segunda quinzena de maio e vai ser remetido para o Canadá, onde fica a sede da mineradora.

“Estamos acompanhando o licenciamento e promovendo discussões com a empresa. No TAC há uma cláusula que prevê a contratação de uma empresa de auditoria interna para verificar o projeto e a execução da obra”, diz a promotora Ana Eloisa Marcondes da Silveira, que coordena as Promotorias de Justiça do Meio Ambiente do Norte de Minas.

 

Fonte: Michele Oda/G1

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.