Home » Política

A corrida rumo às Eleições 2012 em Porteirinha

13 abril 2012 6.166 views 0 Comentários

Os pré-candidatos à eleição de outubro, em Porteirinha, começam a se preparar para suas campanhas que, como de costume, não será fácil pra ninguém.

Há previsões em torno de algumas candidaturas, como a do ex-prefeito Alonso Reis (PT), assim como a possibilidade natural de uma candidatura à reeleição do atual prefeito Juraci Freire (PP). Mas não existe nenhuma confirmação quanto a isso. Vale lembrar que, historicamente, Porteirinha nunca teve um prefeito reeleito. Isso e outros fatores aumentam ainda mais as expectativas sobre quem vai comandar o município no próximo mandato.

Nas conversas eleitorais nas esquinas já se ouve também outros nomes como os de empresários e pessoas influentes da cidade, além de outros veteranos na corrida pelas eleições municipais. Só a proximidade do pleito eleitoral irá confirmar os nomes que estarão em outubro disputando o voto do eleitor.

Devido ao grande número de votos recebidos na última eleição para deputado, a expectativa de muitos era o retorno do empresário e ex-prefeito Wilson Cunha (PMDB) ao processo eleitoral em Porteirinha. Este fato não se confirmou, já que ele não transferiu seu domicílio eleitoral para a cidade em tempo hábil.

Quanto aos vereadores, as discussões giram em torno das possibilidades de surgirem novos nomes, como, por exemplo, o de jovens que têm trabalhado, notoriamente, demonstrando, pelo menos em tese, ter como objetivo candidatar-se ao Poder Legislativo do município. Além disso, é bem provável que, entre os atuais vereadores, haja aqueles que, com certeza, queiram tentar um novo pleito.

Pesquisas oficiais ainda não foram divulgadas. Mas levantamentos apontam que a eleição 2012 está totalmente aberta. O eleitor prefere que se tenha primeiro a definição dos nomes para depois se manifestar.

Conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as convenções dos partidos devem acontecer entre 10 e 30 de junho de 2012. Ainda segundo o TSE, o dia 5 de julho é o último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem no Cartório Eleitoral o requerimento para registro de candidatos a Prefeito, a Vice-Prefeito e a Vereador.

Uma coisa a população já decidiu. Todos esperam que as eleições do próximo ano sejam eleições limpas e respeitosas com debates de alto nível e firme fiscalização pelo judiciário.

Mudanças na Câmara de vereadores

Porteirinha deixará de ter nove e voltará a ter 13 vereadores no próximo mandato. Isso graças a uma lei municipal votada pelos próprios vereadores no ano de 2011 que abriu mais quatro vagas no legislativo porteirinhense.

A internet nas eleições

Apesar de ser muito tímida, já se percebe a mudança de comportamento nas discussões pelas redes sociais sobre as questões que envolvem a cidade de Porteirinha. Não é tão raro ver os adeptos do Twitter, Orkut e Facebook em debates calorosos na internet sobre temas que vão desde “o fim do PortFolia” até “os impactos ambientais da mineração na região”.

Alguns políticos do nosso município também já utilizam estas redes para interagirem com a população. Com a divulgação de informações muito mais rápida e dinâmica, em uma cidade onde os panfletos apócrifos são presença constante nos processos eleitorais, talvez agora seja necessário se preocupar com as informações apócrifas que surgirão no mundo virtual.

 

Algumas datas do calendário eleitoral:

  • 09/05/2012 – Termina o prazo para que o eleitor possa requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio e para que o eleitor com deficiência ou com mobilidade reduzida solicite transferência para seção eleitoral especial.
  • 30/06/2012 – Prazo final para realização das convenções para escolha dos candidatos.
  • 05/07/2012 – Último dia para o registro dos candidatos aos cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador, pelos partidos ou coligações.
  • 06/07/2012 – A partir desta data passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral.
  • 10/07/2012 – Último dia para os candidatos requererem seus registros, caso os partidos/coligações não os tenham requerido.
  • 21/08/2012 – Início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.
  • 05/10/2012 – Último dia para propaganda paga na imprensa escrita, reprodução na internet do jornal impresso e propaganda em alto-falantes ou amplificadores de som.
  • 06/10/2012 – Último dia para distribuição de material gráfico, realização de carreata, caminhada, passeata ou propaganda volante sonora.
  • 07/10/2012 – Dia de realização do primeiro turno das eleições.

 

Em breve o site JornaldePorteirinha.com divulgará um compromisso ético para a cobertura das eleições.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.