Home » Educação

1º Café Geográfico da Escola Estadual Antônio Santos de Porteirinha surpreende profissionais e estudantes

17 julho 2015 876 views 0 Comentários

IMG_1281

1º Café Geográfico da Escola Antônio Santos, de Mulungu

“Um sucesso”. Assim pode ser definido o 1º Café Geográfico da Escola Estadual Antônio Santos, em Porteirinha, realizado na última sexta-feira, 10. O evento, que foi realizado pelos alunos do 1º ano do ensino médio, contou com a participação dos demais alunos e profissionais da instituição de ensino e dos convidados.

Antes da abertura da Mesa Redonda, o que mais chamou atenção do público presente foi a Exposição Geográfica, com registros fotográficos do trabalho de campo realizado no dia 17 de junho no Parque Estadual de Serra Nova. E o resultado não poderia ser diferente: olhares atentos e mentes ativas a cada figura.

Os estudantes que participaram do evento, como é o caso de Alefy Souza, que após estar envolvido na elaboração e poder ver os resultados, disse que se surpreendeu.“Foi muito bom contribuir com a realização desse Café e poder ver os resultados positivos.Estou ansioso para os próximos”, afirmou.

A mesa redonda da tarde teve como temática “Debates Ambientais da Atualidade”, composta pelo gerente do parque do IEF, Plínio Santos de Oliveira, o gerente da Copasa, Hermerson Charles de Oliveira, a assistente social Rosélia Ferreira da Cruz Silva, e pelo coordenador da Limpeza Pública Municipal, João Arnaldo. Mediados pelo professor Daniel Chirsttiann, os debatedores compartilharam experiências pessoais e profissionais sobre três eixos distintos.

O primeiro tema tratado foi “Unidade de Conservação”, destacando a extensão do parque, abrangendo os municípios de Porteirinha e Serranópolis de Minas, além de sua importância para conservação dos recursos ambientais. Em seguida, “A coleta Seletiva” foi o foco das discussões, levando em consideração que o município já deu início a essa atividade, a sua importância como fonte de renda para muitas famílias e, principalmente, a contribuição que cada um deve dar. E as discussões foram finalizadas com o tema “Crise Hídrica no Norte de Minas”, onde o debatedor destacou o período de crise desse importante recurso, demonstrando, através de imagens, a situação de barragens na região, a exemplo de Janaúba e Serranópolis de Minas.

Para o coordenador do projeto, Prof. Daniel Christtiann, os objetivos foram superados e já se planeja novos projetos. “Sem dúvidas, pelos olhares atentos e pelos questionamentos, estamos felizes por saber que novos conhecimentos e informações foram adquiridos pelos envolvidos. Mas do que isso, foi satisfatório perceber o envolvimento e comprometimento dos alunos desde o planejamento até a execução. Rendo a eles meus agradecimentos e sucesso do mesmo. Vamos agora trabalhar em novos projetos”, afirmou o coordenador.

De acordo a diretora da instituição de Ensino, Prof.ª Alucélia Mendes Oliveira Ribeiro, foi uma importante iniciativa envolver os estudantes em projetos tão inovadores e necessários. “Bela iniciativa. Um projeto inovador e ousado e que gera bons resultados. Nesse espaço aqui, onde se agregam diversos conhecimentos, podemos perceber e refletir a importância de eventos como esse para nossos estudantes e, principalmente, para nossas atitudes para a sustentabilidade do planeta. Parabéns aos envolvidos”, disse a diretora.

Ao final dos debates, os participantes puderam interagir com os palestrantes, solicitando mais informações, tirando dúvidas e acrescentando sugestões. Foram distribuídas ainda mudas de plantas frutíferas e ornamentais.

O evento abordou temas de discussão ambiental a nível mundial e envolveu os presentes através do debate e troca de informações

O evento abordou temas de discussão ambiental a nível mundial e envolveu os presentes através do debate e troca de informações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Use Facebook para comentar esta notícia



Deixe um comentario

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: o site PorteirinhaNoticias.com.br nao publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo da notícia. Seja cordial. De sua opinião com responsabilidade!

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site usa Gravatares. Para obter o seu proprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.